Quando a sonda americana New Horizons, da Nasa, chegar a Plutão em julho de 2015, pode encontrar uma região muito mais perigosa do que o previsto.
A recente descoberta de diversas luas em torno do planeta anão, e o possibilidade para mais delas, aumenta consideravelmente os riscos durante o voo rasante que a sonda irá realizar.
O grande problema é o entulho. As luas pequenas estão sob constante bombardeio de rochas espaciais do Cinturão de Kuiper, região localizada além dos limites do planeta Netuno e composta por asteroides, cometas e planetas anões.
Como a gravidade das luas é fraca demais para permitir que os detritos gerados pelos impactos voltem para a superfície delas, os pedaços de terra e rocha acabam entrando em órbita de Plutão, onde podem representar uma grave ameaça para a New Horizons.
“O pior cenário que poderíamos enfrentar seria a espaçonave ser atingida por alguma coisa grande o suficiente para destruí-la”, alerta o líder do projeto, Alan Stern, do Southwest Research Institute em San Antonio, nos Estados Unidos.
Embora as câmeras da sonda estejam programadas para entrar em operação meses antes da aproximação com o astro, elas não serão capazes de detectar pequenas partículas voando a super velocidades que podem significar a morte instantânea se colidirem com o veículo.
fonte:MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário