Scientific blog

Science, Astronomy, curiosity

sábado, 24 de março de 2012

Os efeitos das tempestades solares na Terra

Se vamos discutir sobre os efeitos das tempestades solares na Terra, é bom, antes, entendermos o que são e como ocorrem. De acordo com de Castro, o Sol lança três tipos de elementos ao espaço: energia eletromagnética, partículas subatômicas e matéria.
A energia eletromagnética ocorre de forma continua e inclui onda radio, radiação de calor, infravermelho, ultravioleta, raios X e raios gama. As partículas subatômicas, por sua vez, são compostas por prótons e elétrons, mas ao contrário do eletromagnetismo, não são constantes.
Já a matéria é uma porção da própria atmosfera solar que viaja para o espaço após grandes erupções solares, também chamadas de injeções de massa coronal, porque saem da coroa do Sol, constituída de plamas com aproximadamente dois milhões de graus célsius.
Diferente da energia eletromagnética, que é emitida pelo Sol de maneira constante, ou seja, o tempo todo, as partículas subatômicas e a matéria só são liberadas durante as tempestades solares, que podem ser divididas em explosões solares e injeções de massa coronal.
Ambas são causadas por alterações repentinas no campo magnético do Sol. Mas no caso das injeções de massa, uma quantidade imensa de matéria é expulsa sem que haja visualização, enquanto as explosões liberam partículas energéticas acompanhadas por um brilho intenso.
Quando esta radiação e estas partículas atingem o campo magnético da Terra, interagem com ele nos pólos para produzir as auroras (boreais e austrais) e também podem interferir nas comunicações, nos satélites, nos sistemas de navegação e até mesmo nas redes elétricas.
 fonte: MSN




2 comentários: