Nascido em Wapakoneta (Ohio), em 5 de agosto de 1030, filho de um
auditor do governo de Ohio, Armstrong aprendeu a pilotar aviões quando
adolescente e já tinha brevê aos 15 anos, antes de ter habilitação para
dirigir carros. Começou a estudar engenharia aeronáutica em 1947 na
Universidade Purdue e chegou a ser aceito pelo prestigioso Instituto de
tecnologia de Massachusetts (MIT), mas não chegou a cursar.
Como tinha uma bolsa de estudos financiada pela Marinha - num esquema
de estudar dois anos, servir à Força naval durante três anos e depois
voltar aos estudos -, Armstrong teve de interromper a atividade
acadêmica. Qualificado como piloto de aviões navais de ataque,
participou de 78 missões de combate na Guerra da Coreia (1050-53), antes
de voltar a estudar. Formou-se engenheiro aeronáutico em Purdue em 1955
e ais tarde, em 1070, obteve um título de mestrado em engenharia
aeronáutica na Universidade do Sul da Califórnia.
Em 1955, Armstrong começou a trabalhar como piloto de testes de
aeronaves experimentais na Estação de Voo de Alta Velocidade do Comitê
Assessor Nacional para Aeronáutica, na base aérea Edwards, na
Califórnia. Ali, participou do esforço norte-americano para romper a
barreira da velocidade do som, chegando a voar com o piloto que
conseguiria aquela façanha, Chuck Yeager. Armstrong também participou de
voos de teste de aviões experimentais famosos, como o X-1 e o X-15. Em
sua carreira como piloto de testes, ele acumulou 2.400 horas de voo em
mais de 200 modelos diferentes de aviões; com o X-15, ele alcançou a
altitude máxima de 63,2 mil metros e uma velocidade máxima de 6.615
km/h, ou 5,74 vezes a velocidade do som.
Em 1958, Armstrong foi selecionado para ser um dos
pilotos-engenheiros do programa "Homem no Espaço Mais Cedo", da Força
Aérea, com o qual os EUA pretendiam competir com o programa espacial
soviético, mais avançado na época. A partir de 1962, ele passou a
integrar o corpo de astronautas da Nasa (Administração Nacional de
Aeronáutica e Espaço), do qual era um dos dois únicos civis. Mas ele não
foi o primeiro não-militar a chegar ao espaço: a façanha foi realizada
por Valentina Tereshkova, trabalhadora da indústria têxtil, na nave
soviética Vostok 6, em junho de 1963.
Armstrong foi ao espaço pela primeira vez em março de 1966, na oitava
missão do projeto Gemini. A partir do começo de 1967, ele participou do
projeto Apollo, para levar uma nave tripulada à Lua. Em dezembro de
1968, quando a Apollo 8 fazia a primeira órbita em torno da Lua,
Armstrong foi escolhido para ser o comandante da missão Apollo 11, que
contaria também com Edwin Aldrin como piloto do módulo lunar e Michael
Collins como piloto do módulo de comando. Em uma reunião da Nasa em
março de 1969 ficou decidido que Armstrong, e não Aldrin, seria o
primeiro homem a pisar na Lua (Collins ficaria em órbita lunar com o
módulo de comando).
O lançamento da Apollo 11 foi em 16 de julho de 1969 e o pouso na lua
aconteceu no dia 20. Quando o módulo lunar Eagle pousou no Mar da
tranquilidade, Armstrong transmitiu a informação: "Aqui, Base
Tranquilidade; a Águia pousou". Sua frase mais famosa, porém, foi quando
seus pés tocaram a superfície lunar pela primeira vez: "Um pequeno
passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade".
Logo depois de voltar à Terra, Armstrong anunciou que não pretendia
voltar ao espaço. Ele foi nomeado vice-administrador associado para
Aeronáutica em um programa novo, a Agência de Projetos de Pesquisa
Avançada para a Defesa (Darpa), cujo projeto mais famoso viria a ser
conhecido como internet.
Armstrong deixou a Nasa e a Darpa em 1971, passando a atuar como
professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Cincinnati. Mais
tarde, trabalhou para empresas como Chrysler, Marathon Oil, Learjet,
Cincinnati Gas & Electric, United Airlines e Eaton. Sofreu seu
primeiro ataque cardíaco em 1991.
A primeira mulher de Armstrong, Janet, divorciou-se dele em 1994,
depois de 38 anos de casamento. Ele se casou novamente, com Carol Held
Knight, no mesmo ano. Em 7 de agosto deste ano, Armstrong foi
hospitalizado em um hospital em Columbus para desobstrução da artéria
coronária. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.
fonte:Yahoo
Uma pena! Grande ser humano, Grande homem.
ResponderExcluir